Ceiça, a mamãe |
ele/ela encontrado, "sequestrado" e reencontrado |
31 de janeiro, por volta das 11h, Catherine, estagiária da Livraria Embrapa chegava para trabalhar quando foi chamada pelo guarda da Embrapa Agroenergia, porque ele viu um gatinho caindo de um carro que passou por aquela portaria. Ele queria saber se Catherine conhecia a moça do SCT que cuidadava dos gatos. E com as graças de São Francisco essa menina também ama os bichos. Ela logo viu o gatinho atravessando a rua bem movimentada entre a Embrapa e o shopping Boulevard e correu para socorre-lo. Arrumou um caixa e trouxe o bichinho aqui para o SCT e chegou até a sala das gateiras... mas nenhuma das duas estavam naquele momento. Como o gatinho tinha os olhinhos cheio de remela ela foi limpa-los no tanque. Nesse momento, a Ceiça, que trabalha na limpeza se encantou com o gatinho e arrumou uma madeira para dar leite para ele, e continuo alimentando até a tarde.
Quando cheguei na minha sala soube da história e fui saber o que tinha acontecido. Perguntei para Catherine se aquele bichinho tinha caído do carro que entrava na Embrapa (assim ele seria de outra área) ou de carro que saiu da Embrapa, talvez seria um dos nossos. Mas a dúvida continuou ...
No final do dia, a Ceiça decidiu que ia adotá-lo e então “arrumamos” o bichinho numa sacola e deixamos próximo a área onde a gata Estrela, nossa protegida do SCT, frequenta. Logo, a Ceiça foi buscar a bolsa dela para irem embora. Outro colega, Evandro, que aguardava por ela disse que “de repente a Estrela apareceu, pegou o filhote e saiu correndo com ele na boca dobrando na esquina do prédio”. Procuramos por eles quase uma hora e nem um rastro.
A dúvida foi esclarecida. Aquele era um dos quatro filhotes que Estrela trouxe ao mundo na primeira semana de janeiro, quando observamos o sumiço dela. Nos dias seguintes a busca continou e não foram encontrados. Somente a Estrela que, às vezes, estava proximo do local onde eu ia colocar a ração dela.
Dia 8 de fevereiro Ceiça e Gabi, sua neta, estavam passando pelo pátio do SCT, ao lado da gráfica, quando viram um gatinho pequeninho no meio do asfalto. As duas pegaram-o e logo se apaixonaram. Fomos lá, tirar as fotos do “novo” gatinho encontrado. Que festa! Ceiça e Gabi decidiram adotá-lo. Mas a Ceiça dizia “ah, eu queria que fosse aquele primeiro ...” Desconfiei que era o mesmo, mas para tirar as dúvidas convidei-a para ver as fotos daquele encontrado na portaria. Comparamos as fotos e vimos que era a mesma criaturinha! Enquanto fomos para outra sala ver fotos, a menina Gabi disse “eu vou ficar aqui vigiando o gatinho, para ele não ser “sequestrado”. Em seguinda foram embora para a Vila Planalto.
Contei para Ceiça do apoio que o Projeto Linda oferecia para ela e ficou combinado que ela levaria naquela noite o gatinho para o veterinário examinar. O resultado: o bichinho estava bem de saúde, pesava 459g, tomou a 1ª dose de vermifígo, a veterinária agendou a 2ª dose para 24 fev, suspendeu o leite de vaca e eles sairam da clinica com a ração de filhotes indicada. Hoje o gatinho/gatinha esta muito bem, com uma família e ambos muito felizes.