sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Precisamos de ajuda para cuidar de tantos gatinhos

Gente, com tantos gatinhos e famílias para cuidar, estamos precisando de ajuda financeira! Além de precisarmos de dinheiro para custear a alimentação e a areia que ele precisam, em breve iremos castrar as mães e os filhotes, que atualmente são nove, em lar temporário. O custo é muito alto, mesmo com a grande parceria que temos com a Pedigree Veterinária (715 Norte), que nos cobra um valor bem especial. Mas mesmo assim, os tratamentos e as castrações têm custo, que não podemos deixar de pagar, já que o Dr. Ricardo é um grande parceiro do Projeto Linda! Se alguém puder ajudar, favor depositar a quantia que puder na conta:

BANCO: Banco do Brasil - nº 001
AGÊNCIA: 2727-8
CONTA CORRENTE: 60.196-9
Conta de: Jurema Iara Campos

Nós e os nossos peludos agradecem mjuito a ajuda! 

Gatinha branca é resgatada com quatro filhotes

A gatinha branca que acreditávamos estar prenha há alguns dias, deixou-nos muito apreensivas nos últimos dias, pois tirou seus quatro gatinhos do bueiro onde eles estavam - provavelmente por causa da chuva que encheu o bueiro - e colocou-os em baixo de um carro no estacionamento! Ficamos uma tarde inteira pensando no que fazer para que ela e seus filhotes não fossem atropelados. Não encontrando solução, deixamos que se passasse uma noite para que ela encontrasse lugar para colocar seus filhotes. Na manhã do dia seguinte, olha ela lá, no mesmo lugar em baixo do carro! E agora, o quie fazer? Eu já estava ficando nervosa sem saber como atuar, quando chegou o "anjo" Adélia. Com sua paciência, calma e grande conhecimento em resgate, conseguiu resgatar a mãe e todos os filhotes! Agora, eles estão em um local seco, aconchegante, quentinho e com comida e água à vontade! Graças à Adélia e ao nosso São Francisco, que nunca nos abandona! Obrigada, Adélia, vc realmente é um ANJO!

Mommy e seus filhotes



Mommy já está bem acomodada em lar temporário! Tive que "confiscar" um quarto vazio na casa dos meus pais para que ela ficasse mais confortável com seus filhotes. Antes ela estava dentro de uma gaiola, muito desconfortável e em um lugar muito barulhento, que a estava deixando muito estressada. Agora ela está tranquila e seus filhotes estão crescendo saudáveis, em lugar seco e aconchegante! É muito gratficante ver a tranquilidade dessa mãezinha cuidando de seus filhotes sem preocupação, com fartura de comida e água e em um local quentinho. Em breve, quando eles desmamarem, ela será castrada e deverá retornar, infelizmente, às ruas, pois ainda é muito arisca e não aceita a aproximação dos humanos. Mas, até lá, ainda tentaremos sua socialização, para ver se ela aceita conviver com humanos em um lar. E seus filhotinhos, esperamos que encontrem lares cheios de amor e carinho!

Juno, deixada em uma caixa de sapatos.





Juno é uma linda e brincalhona filhotinha que foi encontrada em baixo de um bloco nas quadras 700 Norte dentro de uma caixa de sapatos. A pessoa que estava cuidando dela mostrou ter bom coração, pois colocou uma camisa para que ela se aquecesse na caixa. Porém, estava dando leite para a gatinha, o que provocou nela muitos gases e vermes. Quando a resgatamos ela estava com uma barriga enorme, uma diarréia muito forte e cheia de pulgas. Depois de tudo isso tratado, ela agora está linda, mas ainda não pode ser vacinada, já que ainda não fez nem dois meses. Depois de vacinada ela será entregue ao seu novo lar, saudável e linda! Ela continua com uma grande barriguinha, pois come muito, é muito gulosa. E é muito brincalhona também! Adora brincar com os meus sete gatos e uma cachorra em meu apartamento. Imaginem a confusão que aprontam! Mas é uma alegria e espero que ela encontre logo seu novo lar, com muito amor, carinho e aconchego!

Batatinha já tem novo lar!


Batatinha já tem novo lar e novo nome! Ela agora chama-se Margarida e já tem um aconchegante e amoroso lar! Ela agora é companheira do Mingau, também resgatado pelo Projeto Linda. Os dois brincam muito e estão se dando muito bem eu sua nova casa em Águas Claras.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Batatinha, a filhotinha encontrada no Mc Donalds!

Batatinha é o nome de um dos gatos amigos do Manda Chuva no desenho que eu sempre gostei na minha infância! Batatinha tb é o nome dessa linda filhotinha! Ela foi resgatada no estacionamento do Mc Donalds, dentro da roda de um carro parado no Drive Thru. Consegui tirá-la antes que o carro se movimentasse!


domingo, 14 de outubro de 2012

Outros filhotes aguardam resgate

Após cumprir a missão de conseguir um lar aconchegante e amoroso para a Mingau, nossa missão, agora, é conseguir resgatar das ruas os irmãos da nossa protegida. Eles provavelmente estão em algum bueiro na 412 Norte, amedrontados e indefesos.
São filhotes da "Gatinha de rabo cortado", assim a chamamos, pois ela não tem todo o seu rabo. E já nos indicaram que os filhotes, nascidos no final do mês de julho, devem estar ainda nas ruas daquela quadra da Asa Norte.
A prioridade é o resgate dos filhotes. Depois disso, tentaremos resgatar e castrar a mãe e o pai, um gatão muito lindo, todo branco, que perambula entre as quadras 411/412/211/212 Norte.
Esperamos que todos os irmãos da Mingau encontrem um lar quentinho e aconchegante como ela!
E que seus pais, que já não se acostumam à vida dentro de um apartamento, consigam viver em paz!

Mingau tem novo lar!



É indescritível a felicidade de se tirar das ruas um filhote indefeso, faminto e amedrontado e levá-lo para uma cama quentinha em uma casa com alimento, conforto e muito amor!
A Mingau, retirada das ruas com dois meses de idade há cerca de três semanas, já está em seu novo lar!
O jovem casal que a adotou demonstrou que tem muito amor, dedicação e carinho para dar para a nova moradora da casa.
Quando a levei ontem a casa de seus novos tutores, no início, para eles, havia muita insegurança e várias dúvidas. Mas a Mingau mostrou que isso não era necessário, já que já chegou fazendo o reconhecimento da casa e mostrando que seu lugar era ali!
E, agora, ela já está se sentindo a rainha do lar! Com coleirinha e tudo!!!
Nós, do Projeto Linda, desejamos muita felicidade à Mingau e a seus tutores. Que essa nova família seja de muita felicidade a todos!
Em breve postaremos novas fotos.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Esperando as "crianças"




Estamos vivendo momentos de expectativa...
Nosso lar temporário acaba de se transformar em maternidade.
A pequena princesa felina, Shakti, resgatada dia 24 de agosto, está "recheadinha" e os bebês devem chegar a qualquer momento. Na verdade, foi uma surpresa para todo mundo. Ela chegou a ser adotada, recebeu nome novo, Marie, e escapou, por pouco, da castração...
Durante a fase de preparação para o novo lar, ou seja, enquanto tomava as vacinas e os vermífugos, percebemos que os peitinhos estavam diferentes e mais arrebitados do que os das outras fêmeas. Batata!! No ultrassom, veio a confirmação.
A previsão do Dr. Ricado, da Veterinária Pedigree (Asa Norte), era de que estava com aproximadamente um mês de gestação, à época, daí a nossa ansiedade a cada dia que passa... Todas as vezes que olhamos para ela parece estar mais redonda. Como uma pequena azeitona em quatro palitinhos... Ela é pequena e miúda, mas barriga é o que não falta.
Também temos percebido alterações no formato do buchinho, como se os filhotes já estivessem se ajeitando para a hora de sair. Temos caprichado na alimentação dela, na água (Brasília está muito seca e quente nesta época) e, claro, no conforto (o quarto tem ventilador, umidificador, muitos edredons, mantas e tapetinhos, além das opções de esconderijo e acomodação para o parto). Procuramos mantê-la afastada da confusão dos outros gatinhos, para evitar estresse, afinal é uma gestante como outra qualquer: nada de fortes emoções.
Todos as nossas amigas protetoras têm ajudado com orientação e dicas e perguntam sempre como ela está. Nossa vizinha gateira é a responsável pelos "boletins obstétricos" ao longo do dia. De vez em quando, corre até a janela do quarto, checa se está tudo bem e me liga imediatamente. Mobilização geral! É bacana porque, apesar do pânico (kkkk), conseguimos nos sentir amparados por essa corrente positiva.
A angústia boa de ter uma gatinha prestes a parir em casa é mágica! A nossa última experiência, com a nossa primogênita Bia, não foi muito feliz. Ela sobreviveu aos problemas do parto, mas perdeu todos os filhotes, que não tiveram passagem suficiente e não havia ninguém em casa que a ajudasse.
Que Nossa Senhora do Bom Parto Felino nos abençõe, porque é, sem dúvida, uma experiência linda acompanhar a chegada de novas criaturinhas ao mundo... Nosso desejo mais profundo é que ela e as "crianças" fiquem bem e sejam muito felizes!!! Aí, sim, teremos cumprido mais uma etapa da nossa obrigação em defesa da vida.
Enquanto isso, Mariana, a sua futura "mãe", acompanha as notícias e disse que está determinada a esperar até que passe a fase de amamentação dos gatinhos e ela possa finalmente ganhar uma nova família. 



 

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Prêmio entregue!


Taí, pessoal!
A colega Marluce Freire, da Embrapa Informação Tecnológica, foi a vencedora da rifa do Linda. A entrega da máquina foi na manhã desta quinta-feira, dia 2 de agosto. Cirlene foi a representante do projeto na "solenidade" de premiação, aqui na nossa sala. A partir de agora, desejamos à nova sortuda todas as mais lindas imagens do mundo e toda a energia boa que essa máquina captou ao longo dos últimos trêss anos, depois de ter percorrido 700 km no Caminho de Santiago (França/Espanha), mais 200km em direção à Machu Pichu (Peru) e, finalmente, as cidades sagradas da Índia, à beira do Ganges, passando pelo inesquecível Taj Mahal.
Valeu, companheirinha Sony!!! Graças a você, poderemos continuar cuidando dos nossos protegidos.  




Shakti: a pequena força




Seu miado era muito alto, doído. Quase um pedido de ajuda que soava insistentemente e ecoava pela área verde próxima ao ginásio da Embrapa, naquela tarde de terça-feira, dia 24 de julho. Perto do comedouro dos gatos, ela tinha certeza de que alguém apareceria por lá com a ração de todos os dias. Shakti, a jovem filhote tigrada, sentia fortes dores causadas por um edema na parte superior da pata esquerda. Humildemente, permitiu que me aproximasse e a pegasse no colo, mas não parava de chorar... O caso era urgente mesmo.
Corri para o telefone e chamei Paulinho, com o nosso "Samu" felino. Fomos direto para a Pedigree Veterinária, onde ela foi atendida pela Dra. Thayná. Depois de várias punções e exames para identificar a extensão do problema, Shakti foi medicada e agora, uma semana depois, está totalmente recuperada em lar temporário. A causa do edema ainda é uma dúvida, mas tudo indica que tenha sido resultado de um ferimento, após uma briga.
Apesar de pequena e aparentemente frágil, Shakti é força pura - daí o nome sânscrito... É de uma meiguice que surpreende e já demonstra preferir a companhia de pessoas à solidão, mesmo que acompanhada por dezenas de brinquedos e almofadinhas para dormir o dia inteiro. Impossível não se encantar com ela...
E graças a esse charme todo, está praticamente adotada pela Mariana e sua mãe, Márcia. Só vai depender agora da aprovação das duas outras moradoras da casa: duas cadelinhas que ainda vão dizer se aceitam ou não a nova coleguinha. Shakti já está vacinada e semana que vem será castrada. Ah! Se tudo der certo, também vai ganhar nome novo: Marie Motta. 

Theo



Difícil de acreditar, mas esse pequeno raio de luar, chamado Theo, passou um mês nas ruas e, quando já estava sendo dado como um caso perdido, milagrosamente foi localizado. Quer saber como? Bem, resumindo, foi uma conjunção astral... Ou seja, uma conexão total entre ações que resultaram no resgate do bichinho. Ainda não entendeu? Tá esotérico demais??  kkkk

Então, vamos lá:
Segundo contou a adotante do Theo, ele mastigou a tela de proteção da janela do apartamento e caiu do quarto andar do bloco G, da 214 Norte. O dia, não sabia bem ao certo... Enfim, por acaso, graças a uma outra pessoa, o Projeto Linda recebeu a notícia da fuga e imediatamente postou o pedido de ajuda no Facebook. A gente não tinha sequer uma foto do bichinho... Mas, apesar do tempo que havia passado, não tínhamos outra opção a não ser arriscar. São Francisco foi acionado na hora - aliás, ainda estamos devendo acender uma vela para ele...
A postagem do Facebook - não sabemos por quê - foi muito pouco compartilhada. O fato é que, mesmo assim e quase uma semana depois, a pessoa certa acabou lendo o pedido de socorro. Foi a salvação! Cláudia, do grupo Salvando Vidas Protetores Independentes (SVPI) -, padrinho do Projeto Linda -, mora na 215 Norte e alimenta um grupo de gatinhos de rua todos os dias. Conhece cada um deles, por isso percebeu rapidamente a presença de um novo freguês no comedouro. E esse freguês novo era ninguém menos que o Theo!
Cláudia ligou para a gente e numa operação que envolveu uma corrente de pessoas noite adentro - Inês, Eline, Elaine e Paulinho e eu (Kátia) - conseguimos resgatar o jovenzinho... Para nossa sorte, gatos são muito pontuais e respeitam uma rotina, principalmente quando envolve comida. Soubemos que ele aparecia todos os dias ao anoitecer no ponto de alimentação e ficamos esperando. Batata!
A primeira tentativa de resgate foi da Inês, que tentou atraí-lo com um bom papo e uma latinha de sardinha. Ele chegou pertinho dela, mas foi mais esperto...
O jeito foi usar a gatoeira. Paulinho, então, entrou em ação com suas técnicas de montagem a la Mac Gyver, com o apoio logístico da Eline, do seu Mário, porteiro do bloco K, e da Elaine. E, claro, uma boa dose de paciência, porque não tem bicho mais desconfiado que os felinos... Eles olham, olham, prestam a atenção, calculam, se esgueiram e testam a inteligência de qualquer humanóide que se ache esperto demais... kkk 

Agora, que tudo passou, Theo está na casa da Adélia, integrante do Projeto Linda. Ainda está um pouco assustado com a presença dos coleguinhas da casa e andou fazendo xixi na cama, mas com fé ele vai acabar se adaptando logo. Como viveu em um ambiente doméstico durante sete meses - foi adotado em dezembro - é só uma questão de tempo...
Sem dúvida, essa história foi um belo presente para o Linda... E a data a gente não vai esquecer mais: já está marcada no nosso calendário de felicidades: 24 de julho. Aliás, um dia "dose dupla" para o projeto. Horas antes de resgatar o Theo, socorremos a Shakti, uma gatinha tigrada que estava ferida na Embrapa. Mas a história dela, a gente conta na próxima postagem... Confira.
 



 

Resultado da Rifinha Linda


  Saiu a vencedora da rifinha Linda da máquina fotográfica!!! 
O número sorteado na extração da Loteria Federal de sábado, dia 28 de julho, foi 64.683. Segundo as regras que havíamos explicado, se a centena começasse com um algarismo par, equivaleria ao zero, na nossa rifa. Portanto, o vencedor foi o número 83, comprado pela colega Marluce Freire, da Embrapa Informação Tecnológica. O prêmio ainda não foi entregue porque ela está de férias e nem sabe ainda...Além da máquina Sony que vai com nota fiscal e tudo, vai acompanhada de dois cartões de memória de 2G e 4G, e os acessórios
A todos os que participaram e ajudaram a gente, muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuitíssimo obrigada de coração, em nome dos nossos protegidinhos: tanto os que estão em lar temporário quanto os que vivem livres na Embrapa.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

SORTEIO DA RIFINHA LINDA



Amigos

Neste sábado, dia 28 de julho, vamos finalmente conhecer o ganhador da máquina fotográfica, rifada pelo Projeto Linda... Demoramos mais do que gostaríamos, por isso pedimos desculpas a todo mundo que está na expectativa e teve paciência de Jó até hoje...

Bem, a regra é a seguinte. 
Nossa rifa tem 199 números concorrendo ao prêmio, por isso os números da centena do sorteio da Loteria Federal vão corresponder, respectivamente, aos algarismos 0 e 1 da nossa rifa.
Então, se for sorteado na centena da Loteria Federal algum dos números ímpares (1, 3, 5, 7 e 9), ele vai equivaler ao número 1 da centena da nossa rifa. 
E se for sorteado algum dos números pares (0, 2, 4, 6 e 8), ele vai equivaler ao zero.

Por exemplo, se for sorteado o número 640, o prêmio vai para o comprador do número 40 da rifa, porque o número 6 equivalerá ao zero. 

Ou então, 

Se for sorteado o número 540, o prêmio vai para o comprador do número 140, porque o número 5 equivalerá ao 1. 

Como todos podem ver, alguns números não foram vendidos. Sendo assim,  caso algum deles seja sorteado, não haverá vencedor e as mesmas regras vão valer para o sorteio seguinte da Loteria Federal, ou seja, da quarta-feira, dia 1º de agosto.  



Confira aqui a lista de amigos que compraram a rifa

001 – Maria da Conceição
002 – Flávio Montovani
003 – Maria Cristina
004 - Wesley
005 – Juliana Meirelles
006 – Aline Oliveira
007 – Nilda
008 – Orlando
009 – Paula Cristina
010 – Luciene
011 – Nilman Correa
012 - Jane
013 – Josi
014 – Erica
015 – Francisco
016 – Jorge Macau
017 – Kátia Paiva
018 – Cristiane
019 – Márcia
020 – Sonia
021 – Regina
022 – Waldemir
023 – Juliana Miura
024 – Maria Amália
025 – Wallisson
026 – Maydson
027 – Juliana
028 – Amália Martins
029 – Amália Martins
030 – Maria do Carmo
031 – Isabela
032 – Vanda
033 – Cecília
034 – José Rossi
035 – Raquel Lemos
036 – não vendido
037 – Selma
038 – Luiza
039 – Irene
040 – não vendido
041 – Raquel Borges
042 – Clarinda
043 a 046 –  não vendidos
047 – Sonia Maria
048 – não vendido
049 - Não vendido
050 – Jane Aparecida
051 – Adélia
052 – Taynah
053 – Adélia
054 – Adélia
055 – Adélia
056 – Daniel
057 -  Rita
058 – Daniel
059 – Altair
060 – Altair
061 – Alba
062 – Adélia
063 – Cira
064 – Fernando
065 – F.Lima
066 – Valnisse
067 – Adélia
068 – Maria Luiza
069 – Daniel Viana
070 – Rogério
071 – Keize
072 – Ney Gilberto
073 – Rosana
074 – Cláudia
075 – Roberto
076 – Fernando
077 -  Adélia
078 -  Adélia
079 – Bruno
080 – Rogério
081 – Rosa
082 – Dijalma
083 – Marluce
084 – Shayene
085 – Marluce
086 – Mara
087 – Adélia
088 – Flávia
089 – Francisco
090 – Adélia
091 – Verônica
092 – Adélia
093 – Marluce
094 – Gabriel
095 – Marina
096 – Francisco
097 – Robinson
098 – Gabriel
099 – Marluce
100 – Adélia
 101 – Múcio
102 – Heloise
103 – André
104 – Daniela
105 – Maria da Graça
106 – Cristina
107 – Joanicy
108 – Adriana
109 – Alessandro
110 – Alessandro
111 – Denise
112 – Heloisa
113 – Luzmair
114 – Dalton
115 – Graciliano
116 – Graciliano
117 – Dalton Ribeiro
118 – Celso
119 - -------
120 – Múcio
121 – Bira
122 – Cleidson
123 – Marita
124 – Marita
125 – Isaac
126 – Jamara
127 – Roberta
128 – Raíssa
129 – Sandra
130 – Elaine
131 – Antônio
132 – Fernando Gregio
133 – Fátima Molina
134 – Nirlene
135 – Bárbara
136 -  Flávia Bessa
137 -  Marília
138 – Nirlene
139 – Nélio
140 – Ronaldo
141 – João
142 – Elza
143 – Lucas Tadeu
144 – Elza
145 – Adriana
146 – Jamara
147 – Jussara
148 – Adriana
149 – Jussara
150 - Adriana
151 – George Marsicano
152 – Magali Aparecida Rodrigues
153 – Maria Francisca
154 – Suzane Faria
155 – Letícia Murray
156 – Luciana Propato
157 – Bárbara Bonfim
158 – Lucas Tolentino
159 – Alethea Brito
160 – Carine de Lima
161 – Marcela Grossi
162 – Alex Sena
163 – Allan Sear
164 – Wesleney
165 – Luciana Simões
166 – Martim Garcia
167 – Rafaela Ribeiro
168 –  Kátia Marsicano
169 –  Selma Beltrão
170 – Patrícia Ferreira 
171 – Paulenir Constâncio
172 – Judah Reis
173 – Juliana Escobar
174 – Malu
175 – Irene
176 – Luiz Roberto
177 – Caroline Olívia 
178 a 196 - Não vendidos
197 - Rochele 
198 -  Andraci
199 - Monique

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Amor incondicional


Há 15 dias, estamos em estado de choque... Nós e todos os seres humanos que respeitam a vida, que têm sensibilidade e que acreditam em um mundo melhor... A gatinha da foto, batizada de Yasmin, de apenas 2 meses, foi vítima de uma das maiores atrocidades contra animais... Teve os dois olhinhos arrancados por um monstro de 11 anos (sim, 11 anos!), que, não satisfeito, ainda a arremessou contra a parede. Ao descrever isso, revivo o que senti no momento em que soube da história - um misto de incredulidade e repulsa, de revolta e desespero, como se tudo fizesse parte de um pesadelo, de um filme de terror, sei lá...
A denúncia da violência foi recebida pelas meninas da Salvando Vidas Protetores Independentes. Uma mulher, que se disse moradora de Valparaíso de Goiás, pediu ajuda para a gatinha, imediatamente, encaminhada para o hospital veterinário  São Francisco. Os primeiros socorros foram realizados com grande dificuldade, tamanho o estresse do filhote, completamente ensanguentado e com muitas dores. A habilidade dos veterinários teve que ser redobrada para cuidar daquela pequena vida que se esvaía.
Enfim, agora, passado tudo, Yasmin - que a princípio foi batizada de Themis, a deusa da justiça - está em um lar de verdade, com o carinho da Kathia, sua mãe humana, tentando superar o trauma que a deixou totalmente sem visão. O tratamento ainda não terminou: apesar da alta, será submetida a uma cirurgia para retirada dos tecidos mortos do globo e o fechamento da cavidade ocular. Mas, mesmo assim, nada comparável ao que enfrentou. Daqui para a frente, ela terá carinho, estará amparada e longe das mãos que quase a mataram...
A repercussão do caso de Yasmin foi grande. A imprensa se horrorizou com a história. A televisão acompanhou tudo, mas parece ainda não ter sido o suficiente para chamar a atenção da sociedade sobre a quebra de valores, a falta de humanidade, o descaso com a vida, a banalização da dor... Esse caso deveria, sim, suscitar um grande debate nas famílias, nas escolas e onde quer que haja compromisso com a dignidade e a ética, porque uma criatura que hoje é capaz de fazer tamanha atrocidade com um gatinho, amanhã certamente o fará com um semelhante... Trata-se de uma patologia, uma psicopatia latente, uma manifestação de sadismo inescrupuloso.
A partir de agora, Yasmin é o símbolo da trajetória das pessoas de bem em defesa da vida. Assim como ela, Joana - a gatinha prenha que também foi vítima de uma criança-monstro que também lhe furou um dos olhos, poucos dias antes - representa a urgência da tomada de decisão, da necessidade de atitudes mais efetivas que destruam a maldade que ainda existe nos corações de tanta gente...
No sábado passado, Kathia e Yasmin foram ao nosso encontro, na feirinha de adoção que acontecia na 105 Sul. A pequena tinha acabado de receber alta do hospital. Já se alimenta bem e começa a ser estimulada   para desenvolver os demais sentidos, comprometidos sem a visão. A nova mãe - que já adotou outros três gatinhos especiais - estava emocionada com a gatinha nos braços. As duas estavam indo para casa começar uma vida diferente. Uma vida calma, tranquila, cheia de amor...  .


Uma das lições mais importantes disso tudo é: calar jamais. Compactuar nunca! Não é possível ter medo, se esconder, fingir que não viu! Criaturas indefesas estão sendo vítimas e não deixarão de ser se não fizermos alguma coisa. Se Yasmin hoje está viva, foi graças a um momento de lucidez de alguém que não se omitiu e procurou ajuda e, claro, das meninas da Salvando Vidas, grupo de protetoras que não medem esforços para atender animais em risco, estejam onde estiverem...

Notícias da nossa vida...




Krishna, um dos três branquinhos protegidos pelo Linda
 
Feirinhas de adoção, rifa e tentativas de captura para novas castrações. 

Essa tem sido a nossa rotina nas últimas semanas. Isso tudo, claro, com altíssimas doses de emoção... Emoção inevitável para quem convive com as redes de proteção animal e tem doçuras felinas em casa... 

Na Embrapa, estamos monitorando seis "crianças", que têm nos dado maravilhosos "balões" e passam longe da gatoeira... Durante dois finais de semana seguidos, Jurema, Paulinho e eu estivemos aqui atrás da turma - um dos gatinhos estava com a patinha machucada -, e nada... Por orientação do dr. Ricardo, da Veterinária Pedigree, tentamos até um calmantezinho em um pedaço de carne, que também foi em vão... 
De longe, eles são mais espertos que a gente...  kkkk   Mas, vamos continuar tentando e da próxima vez, o petisco será sardinha... 

Esse é o Shiva (embaixo do carro), o gatinho branco que está na nossa "mira"

A entrada do duto das águas pluviais é o esconderijo preferido deles, quando se cansam de correr da gente...
Além das capturas, estivemos acompanhando a dedetização do prédio da sede, interna e extermamente. Mesmo sabendo que o risco era baixo e com a orientação veterinária, nada melhor do que ficar por perto e ter a certeza de que ninguém iria se esfregar pelas paredes envenenadas... A Prefeitura da Embrapa nos deu todo o apoio e chegou a adiar o serviço para que pudéssemos nos programar direitinho para estar na empresa no final de semana.  



Graninha no caixa - A venda da nossa rifa da máquina fotográfica para custear as despesas do Linda continua... É verdade que está meio difícil, porque são 200 números, mas estamos perto do final... Até hoje (dia 1º de julho), foram arrecadados R$ 1.090,00.
Comparada com a despesa das meninas da Salvando Vidas Protetores Independentes (SVPI) - as madrinhas do projeto - , a nossa é até baixa, porque não temos bichinhos doentes, internados, machucados, enfim... 
Nossas contas  são basicamente com a alimentação deles, com as castrações, as vermifugações e, eventualmente, com a medicação para algum dos nossos temporários queridos. Na contabilidade, temos também dois amigos pesquisadores - Nirlene e Ávila - que colaboram com a gente todo mês, com depósitos que totalizam R$ 123,00, e mais as oportunidades de participar de bazares e eventos com as meninas da Salvando Vidas. Nessas ocasiões, a gente vende o que recebemos de doação dos colegas e ainda desfruta do prazer de encontrar com as pessoas que formam essa grande rede de gente do bem, em defesa da vida. 
 
Pitty, o gatinho mais vida-boa que eu conheço...

Anjo e a sua preferência pelas alturas...

Perfeitinha, a gatinha ronronante e meiguinha
Noire, a neguinha charmosa e delicada
Gino, o frajolinha que adotou o branquinho Tapioca como melhor amigo...

Adoções - As cinco "gostosuras" que estão no lar temporário (minha casa) estão lindas... E crescendo... E cada dia mais levadas... Perfeitinha, Noire, Anjo, Gino e Pitty são muito amados e, claro, sabem disso. Correspondem completamente ao amor que recebem... Por causa deles, Paulinho já caiu do telhado, quebrou o lustre da cozinha, trocou a geladeira de lugar... Quando viajamos, mobilizaram toda a vizinhança da chácara em busca da neguinha que estava o tempo todo dentro do forro do sofá...

Notícia triste - Na semana passada, recebemos a notícia de que a Marie, filhote da Estrela e única sobrevivente da chacina dos cachorros que invadiram a Embrapa, escapou... A sua adotante viajou e deixou a gatinha sob os cuidados da vizinha. Resultado: ela fugiu e desde então ninguém sabe dela... Ou melhor, alguém já disse tê-la visto, mas não conseguiu pegar... 
Ela já estava com a castração agendada e tudo. O Linda providenciou cartazes e ofereceu recompensa para quem resgatá-la.

Essa é a Marie... Esse docinho que agora está solta no mundo...

Estrela - A nossa protegida resgatada na Embrapa Informação Tecnológica, a Estrela, afilhada da Cirlene, está no hotelzinho da Inês. Passou vários dias sem ser vista. Chegamos a pensar que não estava mais lá. Mas graças a Deus, voltou a aparecer, principalmente na hora da comidinha. O terreno é grande, totalmente cercado e ela tem convivido com os demais gatinhos que moram lá. Nossa preocupação agora é resgatá-la para a castração e devolução ao ambiente da Embrapa, onde nasceu e se criou, já que está adulta e não se habituaria caso fosse adotada. A gravidez parece ter sido alarme falso... Até agora, não há sinal de filhotes e pelo tempo, eles já deveriam estar circulando pela área. 





sexta-feira, 4 de maio de 2012

Tarde de tortas com parceiras!!!

Mais uma vez, fomos convidadas para estar com as meninas queridas da ONG Salvando Vidas Protetores Independentes (SVPI), madrinhas do Projeto Linda, em evento em prol da defesa animal. Depois do Bazar Animal Chique do ano passado, neste sábado, Tarde de Tortas especial, destinada a encontrar pessoas amigas, reunir gente do bem, divulgar nossas ações e ainda promover sorteios e minibazares para arrecadação de recursos em benefício dos nossos protegidinhos. O convite é uma demonstração de credibilidade, de confiança e de parceria com pessoas que não esperam nada acontecer - fazem a hora! Valeu, meninas! Nossos protegidinhos - adotados, em lares temporários e os que vivem aqui na Embrapa - agradecem do fundo dos coraçõezinhos felinos! 



domingo, 1 de abril de 2012

Estrela em segurança...

Este foi o final de semana da Estrela...
A nossa tarefa de encontrar um lugar seguro e tranquilo para ela, graças a Deus, deu certo. Mais uma vez, tivemos o apoio da Inês, do Hotelzinho, que aceitou com todo carinho hospedá-la até que tenha os filhotes e possa amamentá-los em paz, longe das ruas e do perigo que ultimamente representam os cães que têm aparecido na área da Embrapa. Da última ninhada da Estrela, apenas um filhote - a Marie - escapou e pôde ser adotada.
Ontem, foi a primeira noite da nossa gravidinha no lar temporário. Chegou assustada, mas esperamos que em breve fique bem e perceba que não há perigo. Chegou a tentar fugir pela tela da janela, mas, o socorro da Inês chegou a tempo e acabou tudo certo. Dá para imaginar como se sente... Acho que até nós nos sentiríamos assim se não soubéssemos as intenções de pessoas não conhecêssemos... É normal...
Para o Projeto Linda, a situação é diferente e completamente nova, mas acreditamos que este é o melhor caminho. E mais uma vez, graças a São Francisco, temos encontrado orientação e parcerias muito especiais que nos iluminam na direção da sensatez e do equilíbrio.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Impasse felino...

Os últimos dias foram de muita apreensão para o Projeto Linda... Depois de três tentativas de resgate da gata Estrela - uma das mais competentes reprodutoras da Embrapa - finalmente conseguimos que entrasse na armadilha e fosse levada para a clínica veterinária. Respiramos aliviadas, comemoramos, enfim, quando tudo parecia resolvido, a notícia de ontem foi bombástica: Estrela já está prenha. Uma situação totalmente nova para nós e que tem mobilizado o grupo na busca por uma solução... E, claro, a melhor solução para ela, que deve estar assustada, com medo e ansiosa em função da proximidade do nascimento dos filhotes.
O fato é: não temos tempo. Temos que encontrar um local seguro, tranquilo e saudável para acomodá-la até o desmame dos bebês. Que São Francisco nos ajude...
Só para lembrar: três ninhadas dela já foram resgatadas e os filhotes adotados...

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Gente do bem

As irmãs no Hotelzinho: amor igual ao de casa...
 Pela primeira vez, este ano, me vi em um impasse: o que fazer para tirar férias e manter os nossos protegidos bem e em segurança? Ter um, dois ou três gatinhos - no máximo - é possível administrar, mas quando nove criaturinhas dependem de você, a angústia é inevitável... Em janeiro, graças a Deus, os astros conspiraram a favor do projeto e conseguimos esbarrar com pessoas muito especiais que nos deram apoio e a confiança necessária para que nos afastássemos com a certeza de que todos ficariam bem... Além do mais, nossa viagem era longa e não dava para arriscar imprevistos: voltar seria muito complicado...

Pois bem:
Os nossos filhos Bia, Tica e Tapioca ficaram em casa junto com os filhotes Bride e Dino. Cuidando deles, contamos com a solidariedade e o carinho da nossa vizinha Neuza que também é apaixonada por gatos (e tem três), meu irmão George (que adotou dois gatinhos do Projeto Linda) e mais duas pessoas contratadas para manter a limpeza da casa e passear com o Scooby, nosso filho canino.

Pitty - o nosso protegido mais levado - ficou a Cecília e sua família. Ela é a mais nova membro do nosso projeto e, claro, também apaixonada por gatos. É a mãe da Valentina, uma charmosa gatinha... Para se ter uma ideia do zelo que teve e o tamanho da preocupação com o nosso menino, até telas em todas as janelas do apartamento ela providenciou para impedir que a curiosidade e o ímpeto juvenil do gatinho resultassem em um acidente...

Pitty e Valentina - amigos de muito tempo... kkkk
Espaçoso como ele só...

Mas, uma das mais gratas surpresas foi o apoio da Inês e seu Hotelzinho felino, um lugar aconchegante, tranquilo e rigorosamente cuidado por ela, que não abre mão da qualidade tanto para os pequenos hóspedes quanto para os seus tutores, como eu. Tudo funciona perfeitamente, a começar pelo contrato, que prevê a apresentação de carteirinha de saúde, contato com veterinários e pessoas de confiança no caso de uma emergência e outras informações importantes para garantir o bem-estar dos bichinhos.

As meninas estavam tão confortáveis que nem deu para sentir muita falta de casa...

A janela oferece total segurança, assim como todo o terreno da casa: tudo à prova de fugas felinas...

O ambiente era tão parecido com o de casa que nem a rede faltou para que as meninas brincassem de escalar...

Para dar mais emoção e matar a curiosidade das mocinhas, a colônia de férias inclui passeio pelo jardim na programação diária

Perfeitinha e as meninas certamente diriam que adoraram mudar de ares... ainda mais quando tudo isso vem regado a amor e carinho...

O carinho da Inês, no entanto, transcende qualquer expectativa... Ela prepara cuidadosamente o quarto que vai receber os hóspedes, desde os mínimos detalhes e conversa muito com a gente sobre os hábitos e a personalidade de cada um deles... E não fica por aí: para aplacar a saudade que a gente sente e compensar a separação, ela manda fotos e filmetes com as travessuras diárias dos pequenos, aliás uma iniciativa que só a gente que tem gatos valoriza. É o que revela a adaptação deles... Saber se estáo comendo, brincando, dormindo bem, tudo é fundamental para que fiquemos em paz.
Recomendo!!!
O telefone desse paraíso felino é 8509 2766
 

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

uma criaturinha, um novo lar

 
Ceiça, a mamãe


ele/ela encontrado, "sequestrado" e reencontrado
31 de janeiro, por volta das 11h, Catherine, estagiária da Livraria Embrapa chegava para trabalhar quando foi chamada pelo guarda da Embrapa Agroenergia, porque ele viu um gatinho caindo de um carro que passou por aquela portaria. Ele queria saber se Catherine conhecia a moça do SCT que cuidadava dos gatos. E com as graças de São Francisco essa menina também ama os bichos. Ela logo viu o gatinho atravessando a rua bem movimentada entre a Embrapa e o shopping Boulevard e correu para socorre-lo. Arrumou um caixa e trouxe o bichinho aqui para o SCT e chegou até a sala das gateiras... mas nenhuma das duas estavam naquele momento. Como o gatinho tinha os olhinhos cheio de remela ela foi limpa-los no tanque. Nesse momento, a Ceiça, que trabalha na limpeza se encantou com o gatinho e arrumou uma madeira para dar leite para ele, e continuo alimentando até a tarde.
Quando cheguei na minha sala soube da história e fui saber o que tinha acontecido. Perguntei para Catherine se aquele bichinho tinha caído do carro que entrava na Embrapa (assim ele seria de outra área) ou de carro que saiu da Embrapa, talvez seria um dos nossos. Mas a dúvida continuou ...
No final do dia, a Ceiça decidiu que ia adotá-lo e então “arrumamos” o bichinho numa sacola e deixamos próximo a área onde a gata Estrela, nossa protegida do SCT, frequenta. Logo, a Ceiça foi buscar a bolsa dela para irem embora. Outro colega, Evandro, que aguardava por ela disse que “de repente a Estrela apareceu, pegou o filhote e saiu correndo com ele na boca dobrando na esquina do prédio”. Procuramos por eles quase uma hora e nem um rastro.
A dúvida foi esclarecida. Aquele era um dos quatro filhotes que Estrela trouxe ao mundo na primeira semana de janeiro, quando observamos o sumiço dela. Nos dias seguintes a busca continou e não foram encontrados. Somente a Estrela que, às vezes, estava proximo do local onde eu ia colocar a ração dela.
Dia 8 de fevereiro Ceiça e Gabi, sua neta, estavam passando pelo pátio do SCT, ao lado da gráfica, quando viram um gatinho pequeninho no meio do asfalto. As duas pegaram-o e logo se apaixonaram. Fomos lá, tirar as fotos do “novo” gatinho encontrado. Que festa! Ceiça e Gabi decidiram adotá-lo. Mas a Ceiça dizia “ah, eu queria que fosse aquele primeiro ...”  Desconfiei que era o mesmo, mas para tirar as dúvidas convidei-a para ver as fotos daquele encontrado na portaria. Comparamos as fotos e vimos que era a mesma criaturinha! Enquanto fomos para outra sala ver fotos, a menina Gabi disse “eu vou ficar aqui vigiando o gatinho, para ele não ser “sequestrado”. Em seguinda foram embora para a Vila Planalto.
Contei para Ceiça do apoio que o Projeto Linda oferecia para ela e ficou combinado que ela levaria naquela noite o gatinho para o veterinário examinar. O resultado: o bichinho estava bem de saúde, pesava 459g, tomou a 1ª dose de vermifígo, a veterinária  agendou a 2ª dose para 24 fev, suspendeu o leite de vaca e eles sairam da clinica com a ração de filhotes indicada.  Hoje o gatinho/gatinha esta muito bem, com uma família e ambos muito felizes.




terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O início do ano de 2012, infelizmente, está sendo de perdas






Tivemos a segunda perda este ano. O Tigrinho, filhote resgatado no prédio da Manutenção juntamente com a mãe Lua e o irmão Snow, morreu no último domingo, também vítima de cães.

Mas as condições foram bem diferentes da outra gatinha, morta por cães no início deste ano. Ele estava morando em um lar com outros gatos, um cachorro e humanos. Porém, a Jamara, sua tutora teve que sair de seu apartamento, que está em reforma, e levar todos para uma casa provisória. Lá, Tigrinho, muito medroso, tentando se proteger, acabou fugindo, exatamente para a área de maior perigo para ele. 

Tigrinho era muito meigo e carinhos!. Seus olhinhos, tortos e caídos, como se ele estivesse sempre triste, nos cativavam e deixavam a dúvida: "será que ele vê perfeitamente?" Já deixou e vai deixar muito mais saudade em todos, especialmente na Jamara e no Pablo, seus tutores, que o amavam muito.

A nós, junto com a tristeza, vem o sentimento do dever cumprido, pois demos a ele, no quase um ano de vida, uma existência de muito carinho, amor, aconchego, e a convivência com humanos que o respeitaram e conviveram com ele numa grande troca de amizade e boas energias.

Isso, sim, vale a pena!

São Francisco, cuide do Tigrinho prá nós. E de todos os nossos protegidos!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Mais lembranças da frajolinha

Perda...

Quando abri essa nova postagem, juro, queria escrever.
Estava disposta.
Mas, pensando bem, acho que não consigo...
Para ser sincera, silenciar é mais coerente com o que estou sentindo agora, diante da perda que nosso projeto está sendo obrigado a enfrentar...
Fica, então, a imagem da pequena frajolinha que não vamos teremos mais a chance de alimentar diariamente...
A foto foi feita há cerca de um mês em uma das raras oportunidades que tivemos de vê-la fora do bueiro onde viveu e de onde nunca conseguimos tirá-la.
  

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Perdemos uma de nossas protegidas...

Perdemos uma de nossas protegidas. 
Ficamos muito tristes com a notícia, no final da semana passada, da morte de uma das gatinhas que viviam na área da Embrapa. Ela era irmã da Perfeitinha, da Noir e da Anjo, que não quis entrar na gatoeira na época em que resgatamos as irmazinhas. Hoje as irmazinhas estão em um lar temporário aguardando adoção!
Ela era muito medrosa, mas muito meiga!
Tinhamos sabido há muito pouco tempo que ela era uma menina. E isso contatamos porque ela estava se "engraçando" por um macho.
Por isso, estávamos já nos organizando para tentar resgatá-la, para que fosse castrada, vacinada e vermifugada.
Antes que conseguissemos fazer isso, ela foi pega e morta por uma matilha de cães - cerca de sete animais - que entrou na área da Sede na madrugada do dia 03/02 e um deles a pegou bem na frente da portaria central da Sede, matando-a instantaneamente, sem direito à reação.
A notícia nos trouxe muita tristeza... A única coisa que nos confortou é que, segundo depoimento do segurança que nos contou a notícia, o Zé Mauro, os cães a pegaram para comer. Parecia, segundo ele, que os animais estavam com muita fome. Eles pegaram e levaram seu corpo inerte para o mato, quando o segurança tentou espantá-los.
É a lei da Natureza e contra ela não podemos fazer nada!
Os cães podem vir a se tornar um problema na área, já que estamos sentindo falta de alguns dos nossos protegidos: a mãe da gatinha morta, uma toda preta, também sumiu já há alguns dias; bem como os filhotinhos da gatinha branca, que há alguns dias aparece sempre e não mostra evidências de que esteja ainda com os filhotes. E, se foram eles que pegaram, assim o fizeram porque estavam com fome, ao que parece.
Não temos nem fotos da gatinha morta, por ser a menina tão arisca e medrosa. Por isso, colocamos abaixo a foto das irmazinhas: Perfeitinha, Noir e Anjo. A gatinha morta era frajolinha, como a Perfeitinha!
Continuaremos na luta!

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Resgate frustrado

Tentamos resgatar, em janeiro, um gatinho que está no forro do segundo andar do prédio da Sede. Porém, apesar de colocarmos sardinha para atrai-lo para a gatoeira, nada conseguimos. Deve estar muito amedrontado, o pobre... Tentaremos novamente em alguns dias.


Deixamos a gatoeira por um dia no chão, para ver se o gatinho descia do forro pelo buraco existente logo acima. Porém, no dia seguinte, a gatoeira estava vazia. E nós, frustradas!


No dia seguinte, ela foi colocada em cima de um armário, bem perto ao buraco aberto no gesso. Porém, apesar da comidinha bem cheirosa colocada, nada aconteceu novamente!
Agora é tentarmos novamente...

Na hora do calor, dormir na pia!

Este é o Mendiguinho, meu primeiro "mendigo" resgatado nas ruas. Quando está com muito calor, dorme mesmo é na pia do banheiro!

Colocando os devidos pingos nos is

Quando se adota filhotes tão novinhos, como os que vieram para a minha casa após serem resgatados na saída do ar condicionado no SCT/Embrapa, muitas vezes não é possível descobrir logo de cara qual o sexo. Por isso podemos errar nos nomes. Pois não é que Felpudo mostrou ser a Felpuda! E a Lady Fantasma, provou que não é Lady coisa nenhuma. Agora, "o" Fantasma "mata a cobra e mostra o pau"!


Felpuda toda delicada dormindo na jardineira colocada estrategicamente para que eles possam tomar sol dentro de um apartamento.


Fantasma depois de matar a cobra! Kkkkkkkk.